PATAGÔNIA: CHILE E ARGENTINA

Patagônia: Chile e Argentina

Curiosidades

Se você pretende conhecer a Patagônia, que tal saber o que significa este nome? A origem do nome "Patagônia" veio do encontro de Fernão Magalhães com os nativos da Patagônia. Devido o frio intenso da região os nativos cobriam os pés com peles de animais, tornado-os aparentemente enormes. Quando Magalhães viu os pés "enormes" dos nativos chamou-os de Patagônios, e a sua terra de Patagônia, que significa "pés grandes"

"Estreito de Magalhães" batizado assim pelos moradores locais em uma justa homenagem a Fernão Magalhães, lugar onde ele morreu.

A Patagônia não é uma cidade, nem um país, é considerada uma grande reserva natural. Situada em dois países distintos Chile e Argentina.





Rumo à Patagônia



O primeiro a fazer é pesquisar dentro do seu perfil o melhor roteiro na patagônia. Decidido o roteiro, basta escolher a melhor época do ano de acordo com o seu objetivo de viagem. As pequisas e leituras sobre a região são bons instrumentos para a definição de um roteiro eficiente. 

Sempre viajo com tudo reservado e confirmado, a internet facilita todos os procedimentos. 

Se preferir ter menos trabalho ou se sente mais seguro com as comodidades de uma agência de turismo, há algumas especializadas em Patagônia:

http://freeway.tur.br/viagens/internacionais/patagonia?gclid=CO7z6IeMl7ICFQQ3nAodhysAYQ

http://www.terramundi.com.br/patagonia-argentina?gclid=CNDAw5yMl7ICFQif7QodM3oApg  
e outras.

Se preferir pode-se fazer tudo pela internet. 


Leitura importante em qualquer viagem de avião:

http://www.infraero.gov.br/images/stories/mccw/guiapassageiro.pdf

Muitas pessoas associam PATAGÔNIA a um lugar inóspito e com pouca estrutura para turismo. Nada disso! Patagônia é uma região de beleza indescritível, povo hospitaleiro e orgulhoso de sua terra. 

Na patagônia há boa estrutura turística composta de hotéis luxuosos, restaurantes típicos,  e parques bem estruturados. 


Verão Patagônico

Fiz duas viagens a Patagônia a primeira aconteceu no mês de janeiro, no chamado "Verão Patagônico" e a outra no mês de setembro. Me deparei com duas Patagônias distintas. Esse post são referentes a viagem realizada no mês de janeiro. 

No verão há muita incidência de vento, o que aumenta a sensação de frio, assim verão neste caso não quer dizer propriamente calor. 

O tempo por lá varia rapidamente dentro de um mesmo dia. para curtir a viagem com qualidade prepare-se com vestuário adequado: luvas, malha térmica (recomendo), botas e roupas de preferência impermeáveis. 

Sempre levo e aconselho levar em todas as viagens capa de chuva e guarda-chuvas, afinal chuva é algo imprevisível em qualquer parte do planeta. Leve também, protetor solar labial e corporal e hidratante para a pele. 


Outro conselho tente viajar leve, menos bagagem, nenos stress.
Começamos nossa viagem pela Argentina em Buenos Aires. Num voo muito tranqüilo chegamos a capital argentina, Buenos Aires.


Passamos um dia em Buenos Aires antes de irmos em direção a nossa verdadeira aventura "A Patagônia". Desfrutei em Buenos Aires de Palermo e seu parques verdes e lindos, onde o tempo demora passar.



1ª Escala - Puerto Madryn - Argentina

No outro dia lá estávamos no aeroporto novamente, para enfim embarcar na "aventura".
Nossa primeira escala foi ao município de Puerto Madryn, situada na província de Chabut.
Puerto Madryn tem um aeroporto de pequeno porte que não recebe os voos das principais companhias aéreas que operam na região. Então desembarcamos na simpática vizinha cidade de Trelew, situada a 67 km de Madryn, esta conta com um moderno aeroporto internacional, o "Almirante Zar", que recebe vôos regulares das principais empresas aéreas: Aerolineas Argentinas/Austral e da LAN.


Consegui tirar essa foto da Península Valdés 

No aeroporto de Trelew parecia que estávamos entrando na cidade dos dinossauros. No aeroporto tem réplicas de dinossauros e na parede junto a esteira das bagagens... bom, veja você mesmo.




                                   
Como havíamos contratado transfer de Trelew para Puerto Madryn, havia um simpático senhor nos aguardando. Entramos no carro e seguimos por uma estrada muito boa e reta. Foi esse tipo de estrada que mais vimos durante a viagem. A paisagem durante o percurso era um misto de deserto com cerrado.


Na estrada
                                  

Puerto Madryn, esta situada a leste da Província de Chubut, sobre um pequeno planalto elevado. 


Madryn, cidade litorânea banhada pelas águas azuis do Golfo Nuevo no Oceano Atlântico. Puerto Madrym é a porta de entrada para Península Valdés e foi declarada Patrimônio Natural da Humanidade em 1999.

Por lá as chuvas são escassas durante todo o ano e a temperatura média anual é de aproximadamente 14ºC . Podendo chegar atingir 35ºC ou mais no verão. E no inverno a temperatura chega para mínimos de 5ºC.

Uma frase que uma senhora da região falou fez muito sentido durante toda viagem. A frase foi: "Na Patagônia, não perca a oportunidade, não perca tempo"

Eu diria: A Patagônia tem muito a explorar e como as condições climáticas são bem adversas se o tempo estiver bom não perca tempo, aproveite.


   Barco do passeio do Golfo Nuevo
                             
 Um dos muitos golfinho avistados durante o passeio
                                   

Geralmente no dia da viagem não reservo nenhum passeio, pois tenho medo que algo dê errado, como sabemos voos atrasam. Nesse caso correu tudo dentro do previsto, então segui o conselho e não perdi a oportunidade. 

Como vocês viram o dia estava bem bonito quando chegamos a Madryn, e assim não perdemos tempo, contratamos o passeio de barco com uma operadora de turismo local que ficava a poucos metros de onde sairia o passeio. Tínhamos pouco tempo para comprar um lanche e pegar o protetor solar.
Tudo certo, então fomos em direção aos golfinhos, lobos marinhos em lugares lindíssimos. Inesquecível! 
Tantos golfinhos! Golfinhos dando saltos e piruetas, tudo isso no seu habitat natural. Até Vimos essas criaturas tão simpáticas no seu momento mais intimo o acasalamento. Talvez tenha sido sorte, afinal o dia também estava lindo. 
Para completar vimos de bem perto muitos lobos marinhos, alguns daquele jeitão meio preguiçoso e outros bravos em competição pelo território e pelas fêmeas.
Pena! Essas fotos não posso mostrar. Tiramos tantas fotos e filmes dos golfinhos que a bateria acabou. Recomendo ter duas baterias carregadas sempre.

Agência contratada para este passeio: www.andesmarturismo.com

Nessa agência há outros passeios disponíveis na região.

Dentre outras coisas, quando planejar sua viagem a Puerto Madryn é importante saber:

- Condições climáticas da época escolhida;
- Calendário da fauna, para saber ao certo em que período do ano cada espécie poderá ser vista em Madryn para isso consulte o site www.madryn.gov.ar/turismo

Segundo os guias de turismo de Madryn é possível avistar baleias a 40 metros da praia. Mas como citei antes tem que saber que época do ano é possível apreciar cada espécie.



Península Valdés


                                Península Valdés (vista do espaço)




Ainda na Província del Chabut, está a Península Valdés, com superfície de aproximadamente 4.000 km² de áreas de falésias e enseadas. Abriga grande variedade de espécies animais. É o melhor lugar para se avistar baleias francas austrais. O passeio é feito com um barco inflável, e para segurança dos turistas o casco do barco é rígido.

Como fomos no mês de janeiro, não vimos baleias, fizemos apenas o passeio terrestre e lá vimos lobos marinhos, golfinhos e muitos pinguins de Magalhães. O prato típico da região é o cordeiro patagônico, oferecido em uma das paradas do passeio.






Puerto Piramides 

Situado também na Província del Chabut, Puerto Piramides é o único município localizado na Península Valdés. 



Puerto Piramides, Área Natural Protegida, está a 77 kilômetros de Puerto Madryn. Todos os anos na região chegam em diferentes épocas gigantescas baleias francas, lobos e elefantes marinhos, pinguins, orcas, golfinhos, aves marinhas e seus habitantes naturais guanacos, choiques, maras, raposas, e outras espécies terrestres. Oferece várias opções de atividades: observação de baleias, mergulho, trekking, cavalgadas, visita a pinguineiras, excursões 4x4, pesca, turismo rural e gastronômico.

Punta Tombo

O Que dizer da maior colônia continental de pinguins do planeta.
Todos os anos, a pingüineira serve de moradia para mais de 500 mil aves do tipo Magalhães. Os pinguins ocupam a região entre os meses de agosto até abril. 
Logo no inicio da trilha da pingüineira avistamos alguns pinguins, nada de extraordinário mais a medida que avançamos um pouco, deparamos com uma verdadeira população de pinguins num vai e vem organizado. 
As explicações que o guia nos forneceu foi que quando o pinguin esta indo a caminho do mar, esta indo a busca de alimento para seu filhote ou filhotes (há ninho com dois) e que quando vão, estão mais leves e andam com agilidade. Passam horas no mar pescando. Quando voltam estão mais pesados, com um ar de pressa com uma certa urgência, segundo explicações do guia, eles voltam com o alimento pronto para regurgitar no bico do seu filhote. Essa cena tão terna pode-se presenciar o tempo todo. Os pinguins são animais dóceis as pessoas caminham tranquilamente entre eles, só é preciso parar quando nossos anfitriões precisam cruzar a trilha de seus visitantes.




Passarelas em Punta Tombo



Ao ver a foto acima, você deve estar pensando: Nossa não é gelo? Foi o que pensei. Os pinguins não ficam só em ambientes gelados.


Fotos tiradas no mês de janeiro de 2011

                                     Assista o vídeo: 



2ª Escala - El Calafate - Argentina 

Glaciar perito Moreno "El gigante de la Patagônia"

Na chegada a cidade de El calafate, logo percebi que aquela cidade tinha algo especial. A vista do lago argentino com um tom de azul surpreendente era o cartão de visitas de encher os olhos.
O melhor ainda estava por vir o famoso "Perito Moreno".
Perito moreno, um glaciar suntuoso, grandioso, um escândalo da natureza. Vamos aos dados técnicos do Perito Moreno: superfície de 258 km², altura 60 metros e 5 km² de largura.



As excursões podem ser fechadas na cidade de Calafate com facilidade, no preço eles colocam o ingresso do parque incluso. Existe um passeio opcional no parque, uma pequena navegação próximo a base do glaciar.



O parque onde fica o Perito Moreno é bem estruturado e muito organizado, digno do anfitrião. 

Adicionar legenda
Você caminha por passarelas, e pode escolher entre dois circuitos um baixo e outro alto. O circuito recomendado pelo guia foi o alto, neste pode-se chegar bem perto do glaciar e ter uma noção de sua dimensão. Os visitantes ficam esperando que caia um enorme bloco de gelo fazendo aquele estrondo e movimentando a água do lago como uma onda, o que acontece até com certa freqüência. 
As passarelas


O mais incrível é saber que se pode caminhar sobre o Perito Moreno. De longe vi grupos de pessoas que mais pareciam formigas em cima do chantilly de um bolo. Existem dois percursos um de 2 horas e outro de 7 horas de caminhada. Várias agências da cidade de El Calafate fazem o passeio, pode-se contratar lá, não precisa sair do Brasil com o passeio reservado o que aliás é mais caro.




Quando bater a fome há uma espécie de lanchonete com boas opções. Há também uma loja para comprar aquela lembrancinha.


Assista o vídeo:







Todos os Glaciais

Este é o nome de um dos passeios de barco que a região oferece aos seus vistantes. Os turistas precisam acordar cedo, as vans ou ônibus começam a pegar os passageiros nos hotéis de El Calafate as 7h30 com destino a Punta Bandera há 50 km. O passeio dura o dia inteiro. Os portões abrem as 9h e a partida é às 10h. E melhor apressar o passo para pegar um lugar bom no barco. A aventura termina as 16h. Este passeio é realizado por barcos do tipo catamarã, são grandes e muito confortáveis. Geralmente com capacidade para mais de 200 passageiros.
A navegação é feita no canal do Braço Norte do lago Argentino e pela Baia Onelli, infelizmente não é mais possível chegar próximo ao Glacial Upsalla, pois tem ocorrido grandes desabamentos de gelo que formam uma espécie de barreira de Icebergs.  
Dependendo das condições climáticas a navegação não é muito tranquila, para quem enjoa muito não recomendo. Se a vontade de fazer o passeio for maior, use remédios e fique do lado de fora do barco, enjoa menos. Faz muito frio, use roupas adequadas. O passeio é inesquecível.  
Deparamos o tempo todo com Icebergs gigantescos que parecem esculturas, paisagens de tirar o fôlego e ter a sensação de chegar bem perto dos glaciares e indescritível. 







Durante o passeio chamo atenção para o Glaciar Spegazzine, sua principal característica é a altura de sua frente, que alcança os 135 m, tornando-o no mais alto do Parque Nacional Los Glaciares. 





Em frente ao glacial Spegazzini, os marinheiros do barco “pescam” pedaços de gelo para tirar fotos e servirem whisky aos passageiros.

No barco tem um fotografo oficial que nos pontos principais tira fotos dos passageiros que requisitam seu trabalho, ao final entrega um CD com 500 fotos do parque mais as fotos tiradas a bordo e uma foto impressa. A um custo em torno de R$ 50,00. Vale a pena.

O passeio encerra no Glaciar Perito Moreno, com uma vista diferenciada da que o turista tem das passarelas e do outro passeio de barco oferecido no parque.  

No barco há lanches e se preferir compre o seu em Calafate e saboreie o passeio, por lá isso é muito usado.  






4x4 em El Calafate

Uma grande pedida é fazer um passeio de 4x4 pelas montanhas de Calafate. Existe uma empresa especializada no assunto (veja link no final). São carros pickups Land Rover e caminhões - tipo rally Dakar, dispondo de 3 tipos de passeios.









Subidas íngremes e descidas radicais. A sensação é que o caminhão vai tombar, mais é bem seguro. Lá no alto uma paradinha para apreciar a paisagem em meio a pedras enormes formadas por sedimentos do fundo do mar mostrando que todo aquele lugar há milhares de anos já foi mar. Outra parada é para tomar um lanche bem quentinho dentro de uma barraca.

www.miloutdoor.com (O Sr. Bruno é muito atencioso e profissional)


3ª Escala - Puerto Natales - Chile

Durante a aventura a Patagônia, atravessamos a fronteira em direção ao Chile. 
Novamente pude me surpreender com esse país. Dessa vez usamos transporte terrestre, o ônibus, de El Calafate em direção a agradável cidade de Puerto Natales no Chile, onde a principal atração é o Parque Torres Del Paine. São cinco horas de viagem por uma estrada reta e pacata. Quanto ao ônibus, é um tanto apertado. Leve um lanche, frutas e sanduíches, pois não há parada para comer. Há apenas uma parada para passar na migração, que é tranquila.  


Torres del Paine "A natureza no seu estado mais puro"

Tive o privilégio de conhecer o Parque Nacional Torres del Paine, paisagens lindas e intrigantes onde me senti tão pequena diante da natureza e ao mesmo tempo tão parte dela. 
Lugar de beleza incomparável, onde no mesmo dia pode-se ir do calor a  chuva, ao frio extremo e muito vento em instantes. Quem diria que no fim dos Andes haveria um paraíso reservado, cercado de montanhas, lagos, cachoeiras, glaciares e povoado de criaturas extraordinárias. 
Eu definiria Torres Del Paine como uma espécie de parque de diversões da natureza, encalhado nas águas frias do extremo sul do Chile. 


    LAGUNA AMARGA 


LAGO SARMIENTO


                               As torres que levam o nome do parque


No dia 15/04/2011 foi apresentada na Globo uma edição especial sobre a patagônia. Vale a pena conferir! Veja uma das reportagens através do link abaixo:
http://g1.globo.com/videos/globo-reporter/v/animais-em-extincao-vivem-em-harmonia-no-parque-torres-del-paine/1486278/


4ª Escala - Ushuaia - Argentina

Voltamos para El Calafate para seguir em frente na aventura. Novamente precisamos do avião. Pegamos um voo para a famosa Ushuaia. 
Ushuaia é a cidade conhecida por estar mais ao sul do mundo. A cidade mais Austral do mundo. É o próprio fim do mundo, assim chamada. Na verdade trata-se de uma cidade agradável, pessoas hospitaleiras e educadas.
Clima frio, temperaturas baixas, que vão de 0,5° no mês de julho até 10° no verão de janeiro - venta muito por lá.

Essa viagem foi sem dúvida uma experiência para toda vida.

Não começamos nossa jornada pelo Ushuaia e sim por Puerto Madryn. Hoje faria outro ROTEIRO, começaria por Ushuaia. 
Ushuaia é zona de livre comércio, então se encontra marcas de todo o mundo por preços razoáveis, quem está um pouco desprovido de roupas e acessórios de frio, talvez consiga bons preços por lá. A avenida badalada para bater pernas e fazer algumas compras é San Martín. 
Ushuaia conta com boa infra-estrutura hoteleira e gastronômica, por lá pode-se apreciar pratos tradicionais da região como a centolla, a merluza-negra, os mariscos, os pescados e não poderia faltar o assado de cordeiro da Patagônia  

O que fazer em Ushuaia? 

Glaciar Martial
Centro de ski de Montanã bem próximo da cidade, cerca de 7 Km. Pode-se pegar um taxi para subir até a entrada do teleférico. 
No verão, quando não há neve, é possível subir por uma trilha que leva até o topo do Glaciar A opção é subir no teleférico e apreciar a vista da cidade, do Canal de Beagle e da Ilha Navarino, no Chile. 
O preço do teleférico em janeiro de 2011 foi de $68 = R$ 34

Glaciar Martial - Ushuaia-  


vista do teleférico do glaciar martial
Para quem tem disposição é possível subir ou descer do glaciar para a cidade a pé por uma trilha sinalizada, uma aventura gostosa "dá um pouquinho de medo". Acho que umas duas horas de caminhada por lugares lindos. Ao final da caminhada pode-se descansar e apreciar a vista da cidade. 





Navegar pelo Canal Beagle

Esse é um dos passeios imperdíveis de Ushuaia. Existem algumas empresas que fazem esse serviço, oferecendo diferentes rotas. A mais completa faz a Isla de los Lobos, Isla de los Pájaros, Faro les Eclaireurs e Pinguinera. Uma pesquisada e choradinha nos preços podem valer um bom desconto, pois os preços não são tão rígidos.
A navegação se faz com grandes barcos, com lanchonete "algumas oferecem um lanchinho" e venda de produtos como livros e vídeos da região só os preços que não muito atraentes. Dependendo da duração do passeio, é melhor levar um lanchinho. A cada atração, param e dão tempo suficiente para que todos possam observar e registrar o momento com calma. São bem organizados.
A ilha dos pássaros impressiona menos do que a ilha lobos. Na ilha dos lobos é incrível o tamanho dos bichos e o som que fazem. Só não é agradável o cheiro que se tem por lá, a ponto de muitas pessoas não aguentarem e ficarem na parte interna do barco.






Mais adiante passa-se pelo Farol les Eclaireurs, que para muitos é o farol do fim do mundo. Engano, esse é outro, mais longe. O Farol les Eclaireurs decepciona pelo tamanho. É bem menor do que se espera, mas está situado em uma pequena ilha que o torna atrativo.





Farol les Eclaireurs-Ushuaia


Apesar das placas "Ushuaia - Fim do Mundo" ou "Capital do Fim do Mundo", existe uma localidade mais austral, Puerto Williams, no Chile. Essa teve origem numa base militar e não deve ter mais do que 2 mil habitantes.


Bem de longe pode-se avistar, a cidade chilena de Puerto Willians, que é a cidade mais autral do mundo pelo território Chileno. Nessa guerra comercial pelo turismo local,  creio que até o momento, a vitória é Argentina.




Nosso passeio foi feito pela empresa Catamaranes Canoero no barco Elisabetta, que conta com um atendimento muito bom. Fizemos Lobo + Faro + Trekking. Não fomos até a pinguineira, pois já havíamos visto nada menos que 500 mil pinguins em Punta Tombo. Compramos o ingresso no próprio porto. O preço em janeiro de 2011 foi de $310 ou R$31,00. Para obter maiores informações visite o site da empresa: www.catamaranescanoero.com.ar 



Por último, a ilha dos pinguins, a famosa pinguinera. A grande diferença de ver uma pinguinera no Ushuaia e em Punta Tombo é que aqui os vemos no mar e, em Punta Tombo, na terra. Ou seja, os ninhos não estão tão próximos. Quase todos são da espécie pinguins de Magalhães. Punta Tombo impressiona muito mais, tanto pela quantidade como pela observação tão próxima que pode-se fazer dos pinguins alimentando seus filhotes e do vai e vem desses intrigantes seres ao mar na peregrinação pela sobrevivência.


Depois de tudo isso, a volta a Ushuaia é rápida a navegação é feita sem paradas, e pode-se apreciar a cidade sob um outro ângulo.
ite de uma empresa que faz os passeios: 



No verão apreciar o pôr- do- sol patagônico às 22:00 horas. 


Pôr-do-sol às 22:30 - Ushuaia
  Acredite!!! Fotos tiradas por mim às 22:30 hs.

Se você tiver sorte pode testemunhar um arco-íris perfeito e em dose dupla como esse. Demais!!!!!
Arco-íris duplo - Ushuaia

Ushuaia no verão e Inverno

No verão, o sol se põe às 23 horas e sai às 4 da manhã, pode-se aproveitar ao máximo do dia. 
No inverno o dia só tem 5 ou 6 horas de luz e a temperatura cai abaixo de zero graus. É nessa época do ano que é possível esquiar nas montanhas ou praticar esportes de neve como esqui de fundo, caminhada com sapatos de neve, escalada de cachoeira congelada, passeios de trenó puxado por Huskies e muito mais.
Cada época tem seus encantos

Vista da cidade no verão



VÍDEO - USHUAIA NO INVERNO 



VÍDEO - USHUAIA NO VERÃO




Passeio do Trem do Fim do Mundo 


O passeio de Trem ao Fim do Mundo acontece no Parque Nacional da Terra do Fogo. Antigamente, esse trem era utilizado por presos que transportavam lenha a população da cidade. Hoje, é utilizado como atração turística, atraindo pessoas do mundo inteiro a uma viagem ao passado, num resgate a história da Patagônia.
Estação do Fim do Mundo, localizada a 8 km de Ushuaia, é ponto de partida desse adorável passeio histórico.
Num percurso onde pode-se apreciar florestas, rios e a reconstituição de um assentamento nativo. 
Levando em consideração que tratava-se de um meio de transporte para presos em outros tempos, os vagões dos trens oferecem até um certo conforto, tudo muito limpo e organizado, existe a classe econômica e outras opções de vagões bem mais glamourosas  Acontece a parada na cascata Macarena e a última parte do passeio é feito dentro do Parque Nacional da Terra do Fogo.
Para informações sobre trajeto, preços, horários e tudo mais consulte: 









Paisagens lindas no Parque Nacional da Terra do Fogo 


                                                     



Que tal fazer um 4x4 em Ushuaia?


Quem fez não se arrependeu. Como eu já havia feito 4x4 em El calafate, não fiz em Ushuaia. Um casal relatou ter feito o  passeio e adoraram. É bem diferente do passeio de El calafate, nesse a aventura é mais radical e ainda conta com o almoço (churrasco, segundo o casal) e bebidas inclusas. Como não vivenciei a aventura, dou o caminho das pedras, entre no site http://www.canalfun.com.        



Curiosidade:  Ushuaia possui o porto de águas profundas mais próximo da Antártida.

Adorei essas dicas: http://www1.folha.uol.com.br/folha/turismo/noticias/ult338u5844.shtml


Comentários

Unknown disse…
Muito bom! Estive em Ushuaia em 2010 - verão! Infelizmente no cruzeiro que fizemos, saindo de B.Aires e indo ate Val Paraiso - 12 dias, mas pegamos 1 Furacão ao sair das Malvinas - foram 35 horas de horror!! Contudo ao chegarmos em Ushuaia, a Maravihosa vista da cidade tendo como panVGoomio de fundo as montanhas nevadas, foi nosso presente dos céus!!
Feliz disse…
Olá! Excelente blog! Tenho apenas uma dúvida: vc desfrutou da Patagônia chilena e argentina? Sempre tive dúvida de escolher entre uma e outra. Pelo o que pude perceber, vc pôde visitar as duas. Foi isso?
perfeita viagem disse…
Olá!Sim dá para visitar as duas patagônias e sinceramente é muito fácil fazer isso. Diria até que elas de completam do ponto de vista turístico, são atrações diferentes
Anônimo disse…
Muito bom o roteiro que você realizou. Coincide com o que pretendo fazer. Mas não estou conseguindo fazer com que a duração da viagem seja inferior a 2 semanas. Curiosidade: Quantos dias você dedicou a cada uma das cidades visitadas?
Unknown disse…
Qual a epoca melhor para fazer a Patagonia ????

Penso em ir ate Ushuaia e depois Punta Arenas, lá vamos locar um carro e subir até Puerto Varas. cruzar Lagos andinos até Bariloche. Tens alguma dica???

parabens pelo blog...
Lia disse…
Olá Denise,

Muito legal o seu blog, Parabéns!

O Mês de Outubro é um bom mês para fazer esse roteiro?
Camila Ornellas disse…
Olá!
Adorei o blog e vou usar as dicas.
Estou pensand o em fazer a msm viagem em Janeiro.
Se não for mt invasivo para vc, será q vc poderia dar uma idéia do valor da sua viagem?
Para que eu tenha uma idéia de como me preparar.
Desde já grata
Unknown disse…
Olá!! Adorei as dicas, realmente uma viagem incrível. Queremos fazer o trajeto dos lagos Andinos, estou numa luta para pegar todas as dicas possíveis. Mas te pergunto, não seria mais em conta pegar um voo direto para el calafate? Somos de Porto Alegre e pensamos em fazer essa viagem em setembro do ano que vem! Se possuir um email que possa tirar mais dúvidas agradeço. Sou leiga em matéria de patagônia hehe, abs, Cinara
perfeita viagem disse…
Olá! Obrigada pela visita Cinara. Os lagos Andinos ficam na região de Puerto Montt e Puerto Varas, uma região belíssima. Existe a famosa travessia dos Lagos Andinos que fica na fronteira do Chile com a Argentina a travessia chega até a cidade de Bariloche e é uma das rotas clássicas do turismo sul-americano. El Calafate é a cidade mais próxima ao Parque Nacional Los Glaciares e bem distante dos lagos andinos. Abraços
Eduardo disse…
Olá Denise! Quero fazer um roteiro igual ao seu. Quantos dias vc ficou em cada destino? Obrigado!
Anônimo disse…
Olá!Fiquei uma média de 3 a 4 dias em cada cidade. Att
Daniele Sutil disse…
Adorei suas dicas. Vou utiliza-las com certeza. Parabéns e boas viagens.
Nicolas disse…
Olá Denise... Gostei bastante do seu relato... Estou montando um roteiro e gostaria de fazer duas perguntas: Quanto tempo é necessário para conhecer os principais locais nas proximidades de Puerto Madryn?
Vale mais a pena ficar mais tempo em El Calafate ou em Ushuaia?
Abçs
Ótimo roteiro, você aproveitou bem a programação! Parabéns pelo Blog, gostei muito, vou visitar aqui mais vezes.

Abraços calorosos,
Mamute da Oficina de Inverno
Thaynara disse…
Meus Parabéns pela dedicação de descrever a sua aventura, gostei tanto que estou modificando alguns atrativos da minha viagem, gostaria de saber quantos dias você fez toda essa viagem? E quantos dias você ficou em cada cidade ? E qual foi o valor médio do gasto total desta viagem?

meu email: thaynara_2611@hotmail.com

Anônimo disse…
Vou pra Patagonia em janeiro e no guia que comprei diz que é melhor reservar os hoteis por ser alta temporada. Não gosto muito de reservar hoteis pra não ficar presa a um itinerário. O que você acha? Foi com os hoteis reservados em janeiro ou conseguiu achar hoteis com disponibilidade por lá?
Abraços.
Daniela
Sem Nome Mesmo disse…
Olá! Qual tempo da viagem e o valor médio gasto?
Obrigada, Erika
erika.cantanhede@gmail.com
Unknown disse…
MT bom seu blog! Parabéns!
Poderia me passar indicação dos hotéis onde ficou?
Em quantos dias realizou este roteiro?

Obrigada.
katia.psi@gmail.com
Carolina ccc disse…
Olá, adorei as dicas de roteiro!!
Mais ou menos quantos dias você ficou em cada local? A viagem durou quanto tempo no total?
Anônimo disse…
Prezado Amigo!
Estou planejando ir em Setembro/2016, como Você menciona que já foi nesse período, gostaria de algumas dicas como: ainda que os dias são mais curtos o sol brilha intensamente ou ficam muito nublados?
Grato,
Milton
Raquel disse…
Linda viagem! Adorei as dicas!
Estou planejando ir em setembro/2016... E gostaria de saber, quantos dias seriam suficientes para conhecer a patagônia argentina e chilena..
Obrigada!
Diogo disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Diogo disse…
Excelentes dicas!
Qnto tempo durou a viagem é nós lugares citados? Qual foi o custo médio? Estou planejando em ir em setembro e por isso endosso as perguntas aqui em cima, do "anonimo" e da "raquel"
Desde já, obrigado! Diogo. gabridio@gmail.com
Thai disse…
Parabéns pelo relato. Já salvei nos favoritos aqui... Vou seguir seu roteiro.. Não tinha incluído a cidade de puerto madryn no roteiro. Entretanto fiquei com uma dúvida. Vamos fazer uma viagem longa entrando pelo uruguai, passando por buenos aires e descendo pra depois seguir pro atacama. Antes de ler seu blog a minha ordem de viagem era: buenos aires- el calafate - ushuaia - puerto natales, subir para bariloche e depois santiago... acha qual opção de ordem de cidades mais adequada?
Belíssima matéria e belíssimas imagens!!!
Estive nesse paraíso a tempo atrás e pude testemunhar todo esse encanto de ver animais extraordinários tão de perto! Fiquei com o sonho de retornar algum dia para aproveitar melhor!! Gostaria de compartilhar um video das baleias em puerto madryn que tive a felicidade de filmar de um Drone a partir da praia.
https://youtu.be/VFPxTMdJSd4
Unknown disse…
Adorei as sugestões. Valeu cada dica!
Eliane disse…
Boa Tarde.... eu e uns amigos estamos nos programando para conhecer a Patagônia e iremos passar pelos mesmos lugares que você passou.. só que nós iremos pelo Chile e voltaremos pela Argentina. Mas temos algumas duvidas e gostaria de saber se poderia nos ajudar. 1) iremos entre os dias 26/02 a 12/03 (final de fevereiro e inicio de março) é muito frio nessa época? 2) será que 15 dias é suficiente para fazermos essa viagens? (iremos passar pelo mesmo lugar que você passou). 3) Quanto mais ou menos ficou a viagem toda? Será que cinco mil incluindo ai as passagens com transporte e comida seria suficiente? ... obrigada por compartilhar suas experiências.
Anônimo disse…
ola,muito boas dicas esse blog... essa viagem também vale levar crianças de 7 anos... vale a pena... obrigada pela dicas
Unknown disse…
Olá,
Quantos dias ficou no total? Gostei muito do roteiro.
Grata
Rota Terrestre disse…
Também fui para a Patagônia no verão, achei tudo lindo! Na próxima vez vale a pena você conhecer o norte da Patagônia também =)
Anônimo disse…
quantos dias vocês ficou, gastou muito? a parte de hotelaria é cara?
Ana Paula disse…
Quanto tempo você ficou em Puerto Natales? Quantos dias achas preciso para conhecer Torres del Paine?
Sara disse…
De todos os blogs que olhei sobre a Patagônia, o seu sem dúvidas é o melhor! Parabéns e obrigada!
Alê disse…
Muito bom o artigo. Obrigado
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
De Luna disse…
Obrigado por contar tantas coisas bonitas da nossa terra.

Postagens mais visitadas deste blog

Calanques Francesas: Paraísos escondidos

PRAGA